Otimização de Sites 2017-12-18T00:07:15+00:00

Fale com a Levelnine!

ou ligue 4117.2706

Expanda seus negócios. Nós temos soluções para o crescimento da sua empresa

Entre em contato agora mesmo pelo tel: (11) 4117-2706

Fale Conosco

Otimização de Sites – SEO

Se você chegou até aqui, é porque deseja e acredita que investir no marketing do seu site é a melhor forma de alavancar vendas. É notório que um site “perdido” na internet sem a impulsão e sem ser reconhecido não vende.

Pare apenas por alguns segundos por aqui! Vá ao Google,  digite o seu produto principal ou serviço e  analise quem está a sua frente. Pois é, esses são os seus concorrentes que estão faturando alto com a maior fatia de Leads(potenciais clientes) do mercado, enquanto isso o seu site mal posicionado recebe poucas visitas diárias ou quase nenhuma.

Isso está ocorrendo 24 horas por dia, um site bem posicionado recebe contatos, com os contatos geram conversões, ou então se o site é uma loja ele recebe visitas e gera vendas.

O SEO é uma estratégia poderosa para posicionar o site. SEO ou Otimização de Sites, corresponde a um conjunto de fatores cujo a finalidade principal é melhorar o posicionamento do website nos mecanismos de busca. Em resumo, são implantadas técnicas(recomendações) internas e externas para que os buscadores proporcionem maior visibilidade do site.

SEO é feito uma única vez ?

Essa pergunta quebra muitos paradigmas e também com teorias e argumentos inexistentes. Vamos raciocinar!

Já pensou em um serviço de alta qualidade que fosse feito apenas uma única vez e durasse a vida toda? Seria ótimo, mas não haveria concorrência, não havendo a concorrência não seria necessário profissionais de qualidade e que estão em constante atualização para realizar bons trabalhos.

Então respondendo a esta pergunta: Não SEO não é feito apenas uma única vez, trata-se de um trabalho recorrente onde há um ciclo a ser executado. Desde a análise e planejamento estratégico, otimização onpage, implementação de novos conteúdos, Link building, análise de resultados e assim voltamos novamente ao planejamento onde tudo se inicia novamente.

Entendendo os buscadores

De fato e aparentemente os buscadores parecem máquinas inteligentes e capazes de tudo certo ? Sim e Não !

Antes de qualquer coisa temos que compreender que os buscadores são um conjunto de algoritmos que tem como o objetivo retornar aquilo que o usuário procura com a máxima qualidade.

Quando falamos em qualidade, fica aparentemente subjetivo, pois idealizamos a qualidade com um site estruturado que pode conter um conteúdo pobre, ou até um site mal estruturado com um rico conteúdo. A idéia de qualidade é uma mescla dos dois assuntos, é necessário uma ótima estrutura e um ótimo conteúdo, diríamos que é a receita básica do SEO.

Também falamos aqui em algoritmo, a definição de algoritmo mais clara possível onde muitos o chamam de robôs, e ai vem a visão de robôs propriamente dito, é de um script ou melhor, linhas de código desenvolvidos por um ou um grupo de humanos, que visam automatizar algum processo computacional.

graficos de otimizacao de sites seo

Em tese,  sabemos que há um objetivo para que esse script funcione, e se ele funciona analisando algo, cabe a nós especialistas em otimização de sites, descobrir alguns pontos onde esse script torna cada vez mais o site relevante.

A importância dos Links e do conteúdo

Bom ja entendemos aqui como funciona a base do buscador. Agora precisamos compreender o que ele considera para um bom SEO.

O Google gosta de conteúdo bem feito, isso é fato, mas cabe a nós profissionais de SEO ter o discernimento do que é um conteúdo bem feito. De nada vai adiantar um conteúdo escrito pelo melhor professor de português por exemplo. Dizemos isso pois além do conteúdo ser bem escrito ele tem que ser bem estruturado.

Conteúdo é a base forte para um bom inicio do trabalho de Otimização de Sites, além de ser a base de um mais de uma série de conjunto de fatores, afinal quem procura por algo quer encontrar algo. O Google jamais daria ênfase em um site em branco, visto por exemplo quem procura por uma receita de bolo de cenoura, quer encontrar como fazer e não apenas uma página em branco.

Esse exemplo é um dos motivos de o porque o Google investe tanto na qualidade da informação, ele quer proporcionar ao público a melhor resultado de pesquisa.

Já no caso dos links, ele serve de guia para Google identificar uma qualidade maior dessas informações.

Isso ocorre de uma forma complexa, mas brevemente falando sobre seria que um SITE A referenciasse o SITE B com um link, e assim o Google analisaria este SITE B e pontua o SITE B como um site de qualidade.

links em otimização de sites SEO

Alertamos para que você não saia por ai criando links para o seu site, como dissemos acima, é um processo complexo, que apenas um analista de SEO que se profissionaliza e pesquisa em sobre otimização de sites a fundo pode executar este processo com maestria.

Breve resumo do gigante das buscas

Falar do Google é uma tarefa difícil, além de ser uma das maiores empresas mundiais, é a maior potência atual nos dias de hoje quando se fala em buscar algo na internet.

Quem nunca disse “Pesquisa no Google” ? Tarefa quase impossível nos dias de hoje encontrar uma pessoa que não conhece esta empresa gigante e que nos ajuda tanto no dia-a-dia.

Mas resumidamente sabemos até aqui, que o Google é uma empresa de alta tecnologia que através da sua equipe de programadores criam algoritmos, que são inúmeras linhas de códigos complexos em busca de automatizar e proporcionar a melhor pesquisa em uma base finita de dados, e assim devolver com a melhor qualidade para usuário.

On-page e Off-page os fatores de posicionamento

Bom vimos muita coisa até aqui, e agora é a hora de falar sobre realmente o posicionamento. Mas afinal SEO é apenas posicionamento ?

Vamos raciocinar de uma forma lógica e restrita e depois de forma abrangente. Em teoria se estamos bem posicionados em algumas palavras recebemos X visitas diárias e que empreendedor não gostaria de estar com o seu telefone tocando o tempo todo e sua caixa cheia de mensagens ? Mas pensando de uma forma abrangente podemos também notar que se conseguimos identificar a forma como usuário está pesquisando e segmentando a pesquisa, podemos oferecer um conteúdo de maior qualidade ainda. Podemos dizer que a fase de planejamento e definição do projeto é a mais importante para atingir objetivos. Ou seja otimização de sites não é apenas posicionamento, faz parte de um conjunto de métodos antes de por a mão na massa.

Como mencionamos acima o fator on-page é toda a parte estrutural do site, é onde o analista vai a fundo para identificar e corrigir falhas ou melhorar códigos e scripts a fim de deixar mais amigável ao buscador.

Off-page é denominada a parte de Link Building, e esse fator é um dos mais polêmicos no mundo da otimização. Dizemos isso pois não é simples conseguir bons links, é trabalho árduo, afinal ninguém quer fazer a “propaganda” de ninguém sem realmente ter a certeza que o produto ou serviço é bom ou funciona.

Muitos dizem que links não funcionam ou que estão perdendo força. O que está ocorrendo é que uma série de updates que o Google vem lançando está sendo mais rigorosa nessa situação. Trocando em miúdos o Google está de olho no SPAM, ou em quem usa do SPAM para posicionar sites.

Técnicas maliciosas para manipular os robôs do Google estão cada vez mais sendo encontradas pelos inteligentes scripts do buscador e sendo bloqueadas. Antigamente muitos “black haters”, usavam dessas técnicas afim de posicionar de forma mais rápida e de se beneficiar.

Ou seja links ainda continuam com sua relevância mas desde que sejam bons links e feitos de forma natural.

Conclusão

Após termos mencionado uma breve estrutura do SEO, concluímos então que não há uma receita de bolo ou um caminho a seguir. Otimização de Sites passa a ser uma “arte”, é enfrentar paradigmas e uma busca incessante de conhecimento e de desvendar os mistérios dos buscadores. Sabemos que hoje em dia existem diversos scripts(algoritmos) rodando em tempo real para filtrar as pesquisas. Porém temos que sempre estar dentro do padrão de qualidade exigido pelos buscadores para que não saia nada errado e nem que o projeto afunde.

Se não temos um caminho exato a seguir, também sabemos que então realizar um projeto de Otimização de Sites ou SEO não é simples assim, é bom ter bastante cuidado e um projeto bem planejado para que colhemos frutos no maduros no decorrer do projeto.

Em síntese nenhum projeto de otimização de sites é baseado no robô antes de ser pensando no usuário final, trabalhamos com o ideal de obter o máximo retorno financeiro para a sua empresa.