Marketing Digital, uma questão de sobrevivência

A cada dia cresce o número de empresas dos mais diversos ramos em busca de um espaço no mercado altamente competitivo. No entanto, o fenômeno cibernético revolucionou as formas de comunicação e, consequentemente, a relação entre empresas e clientes. Assim, as ferramentas de marketing digital são o novo oxigênio do ambiente corporativo, além de uma arma poderosa contra a concorrência.

A criação de sites, apps para celulares, técnicas de Otimização de sites – SEO (Search Engine Optimization), o uso de links patrocinados de forma planejada e otimizada e e-mail marketing, bem como os perfis “obrigatórios” nas redes sociais vêm ganhando cada vez mais relevância na estratégia de vendas de grandes e pequenas marcas.

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Apostar no marketing digital virou uma questão de sobrevivência. Seguindo essa analogia, é como se a empresa ficasse aberta 24 horas dando suporte ao cliente, divulgando seu site, marca, produto ou serviço e, constantemente, trabalhando seu marketing viral. Por ora, ainda é importante levar em conta que a falta de tempo cria um perfil de consumidor cada dia mais em busca de praticidade, comodidade e segurança. Por isso, a alta qualidade e precisão das pesquisas e compras feitas pela internet afeta progressivamente o comportamento do cliente na decisão de adquirir os produtos e serviços com apenas um clique.

Ao optar pelas técnicas de Marketing Digital, a empresa une o útil ao agradável: aumenta o nível relacionamento com o público já fiel e trabalha de forma eficaz e rápida na captação de novos clientes, sem ir muito longe.

Não é novidade para ninguém que alcançar os trending topics do Twitter, milhares de seguidores com as fotos do Instagram, os posts de destaque do Facebook ou os primeiros lugares nas buscas do Google é fundamental para atrair a atenção de milhares de pessoas todos os dias. Se bem projetado, é um atalho e tanto para o sucesso.

Mas não adianta só “vender o peixe”. O plano de marketing digital deve oferecer conteúdo relevante, interessante, dinâmico e que atraia a participação do consumidor e estimule a interação através de comentários, conversas, curtidas e compartilhamentos. A informação precisa ir além do produto ou serviço da empresa. Sem falar nos descontos, promoções e novidades da empresa. Manter o consumidor sempre antenado e fazê-lo sentir-se privilegiado por estar ali, no âmbito digital, ganha muitos pontos positivos na fidelização.

O primeiro passo para a criação de um planejamento de marketing digital é identificar claramente o público alvo, definir os objetivos e o orçamento disponível para um projeto a longo prazo. Estabelecer padrões do tipo de conteúdo, linguagem e frequência, bem como uma estratégia para integrar os canais disponíveis, certamente trará resultados bastante atrativos do ponto de vista corporativo. Ou seja, um investimento proveitoso, sem jogar dinheiro fora.

A propaganda boca-a-boca, tão eficaz no marketing convencional, pode trazer resultados ainda mais surpreendentes no ciberespaço, levando em conta a alta popularidade das redes sociais. E é comprovado: estudos apontam que a internet não só influencia, como pode ser determinante, na decisão de compra do consumidor final. Ou seja, para pequenas, médias ou grandes empresas, a aplicação dessas estratégias digitais não é mais uma questão de opção e sim uma imposição.

As qualificações espalhadas pela rede têm muito mais poder do que se pode imaginar. Assim, a invisibilidade ou uma imagem negativa de uma marca na rede mundial de computadores podem sim levar à empresa ao fracasso. Por outro lado, pesquisas indicam também que um bom plano de marketing digital está diretamente ligado ao lucro e ao faturamento de uma marca. Clientes satisfeitos com o negócio significam experiências positivas compartilhadas – e o melhor, sem custo extra.

Assim, quando o assunto é o sucesso e a disseminação da marca, não restam dúvidas de que o investimento nas estratégias de marketing digital será insignificante perto do retorno. O fato é que não existe fórmula mágica, mas, com certeza, ter um bom planejamento, conhecimento de mercado, traçar uma estratégia de marketing digital e contar com o apoio de bons profissionais faz toda a diferença. Ter dedicação e dominar as ferramentas de trabalho também são requisitos fundamentais.

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By | 2015-05-11T21:41:10+00:00 maio 11th, 2015|Marketing Digital|0 Comments

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