O que SÓ e-mail marketing pode fazer pela sua marca

Você sabia que o e-mail é o principal motivo de acesso à internet no Brasil? Pelo menos, é o que garante um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Sendo assim, o e-mail marketing se tornou uma importante ferramenta de comunicação e marketing direto de empresas dos mais diversos ramos e portes.

É uma forma simples de se conectar e ser lembrado. Seja para espalhar uma informação, vender um produto ou serviço, divulgar um evento ou simplesmente fixar a marca na mente do cliente. A finalidade ou conteúdo pouco importam. São infinitas possibilidades. Por exemplo, a criação de uma imagem diferenciada e de uma boa reputação online, hoje, se tornou fundamental para a empresa se destacar diante da concorrência. O e-mail marketing também pode ser um aliado para torná-la referência no seu nicho.

o que o e-mail marketing pode fazer pela sua marca

O e-mail Marketing pode ser uma poderosa ferramenta para alavancar vendas

O fato é que, o e-mail marketing tem alto potencial para trazer respostas rápidas e resultados quase que imediatos às empresas. Isso, se bem configurado. Ou seja, não adianta de nada – e até atrapalha – mandar mensagens de absorventes para senhoras de 65 anos. Ou ainda oferecer promoções de bonecas para meninos de 18 anos. Pois é comprovado: o envio de e-mails indesejados, seja por spam ou compra de listas, pode criar uma aversão do destinatário à marca, prejudicando diretamente o relacionamento em questão.

Portanto, o alicerce principal do e-mail marketing é o conteúdo relevante e bastante direcionado. É imprescindível trabalhar com foco certo; conhecer o cliente afundo, entender suas necessidades para poder oferecer algo que ele realmente se interesse, queira ou procure no momento.

Mas não é só o alto poder de segmentação e a facilidade de interação rápida que chamam a atenção das marcas que recorrem a essa ferramenta. A possibilidade de mensurar os resultados da ação em tempo real, avaliando o custo-benefício e o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas é um dos aspectos do e-mail marketing que gera mais benefícios.

Afinal, a mensuração dos resultados é um caminho quase obrigatório para a avaliação precisa do retorno das estratégias no âmbito digital. O acompanhamento diário das métricas é como uma bússola para compreender para onde caminhar, ou seja, direcionar os investimentos. Quando bem trabalhado, o recurso é capaz de gerar campanhas de marketing digital altamente otimizadas e assertivas – e, é claro, lucrativas!

Ferramentas como o E-goi, MailChimp e Mail2Easy, da Dinamize, mostram dados precisos, como número de e-mails abertos, recebidos, quantidade de cliques e etc. Se o envio da mensagem tiver o intuito de vender um produto em um e-commerce, ainda é possível identificar quantas pessoas adquiriram as ofertas divulgadas no e-mail marketing enviado.

O custo para fazer o envio de um e-mail marketing, geralmente, é cerca de centavos. Ou seja, o investimento, certamente, pode ser não só recuperado, mas transformado em lucro em pouquíssimo tempo. A possibilidade de encontrar o cliente, ao invés de esperar o interesse dele, bem como a de personalizar a mensagem com informações pessoais do destinatário em questão, são outros benefícios que devem ser levados em conta.

Assim, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, o e-mail marketing é hoje uma das ferramentas mais eficientes e baratas para as estratégias e planejamentos de comunicação na rede. Seu potencial é tão grande que ele se tornou fundamental para estabelecer e alimentar relações de confiança entre consumidor e empresa. E é certo que não há nenhuma propaganda mais proveitosa do que ter um cliente satisfeito, que vai espalhar suas experiências positivas com a marca por aí.

O envio de mensagens de feliz aniversário, convites para eventos, agradecimentos e lembranças de datas festivas também caem muito bem sempre, pois faz a pessoa se sentir “especial” por ser lembrada de alguma maneira.

Check-list do e-mail marketing:

– Administre os cadastros de e-mails;
– Programe o envio das listas;
– Exporte e importe os e-mails classificando-os em grupos, setores e áreas de atuação;
– Crie suas newslleters, com codificação HTML;
– Crie solicitações dos envios dos newslleters;
– Ofereça ao destinatário a opção opt-out para cancelar sua inscrição ou deixar de receber as mensagens. Ao contrário do spam, a técnica do e-mail marketing requer o consentimento do cliente, seja por subscrição ou opt-in – quando ele opta por receber ou quando há relação evidente entre as partes, como a inscrição em um site;
– Mensure os resultados e avalie o sucesso do e-mail marketing como estratégia de marketing digital;

 

curta noss fan page no facebook

By | 2015-05-21T16:28:11+00:00 maio 21st, 2015|Marketing Digital|0 Comments

Leave A Comment