A Importância da Otimização de Sites SEO para E-commerce

A IMPORTÂNCIA DO SEO E SEM NO E-COMMERCE

Muitos usuários chegam até os e-commerce’s através das buscas, principalmente pelo Google. Assim, é preciso investir nas técnicas de Otimização de sites (Search Engine Optimization) para que os buscadores encontrem sua loja virtual. O método exige grande dedicação por parte dos administradores do sistema por ser bastante complexo, porém é fundamental para o sucesso da plataforma e-commerce.

Otimização de Sites pata E-commerce

Otimização de Sites pata E-commerce

Entre as técnicas do SEO, devem ser destacados os títulos, ou seja, os “temas” de cada página. A recomendação é mencionar sempre o nome do site no título, mudando apenas a title tag. As metas descriptions, linhas de código HTML onde são digitadas as descrições de cada página, também devem ser pensadas para que o site se destaque nas buscas. Outra estratégia relevante é trabalhar a URL de maneira que o usuário consiga identificar o conteúdo da página antes mesmo dela ser carregada.

Utilizar as palavras-chaves certas nas descrições dos produtos é outro passo fundamental para o sucesso da estratégia digital. E é o próprio Google quem oferece o suporte para o administrador encontrar essas palavras. O Google Keyword Planner é uma ferramenta que mostra o número de buscas por palavras relevantes e também o valor aproximado do custo por clique (CPC). Para quem ainda não é anunciante do Google Adwords, o Google dá uma colher de chá e disponibiliza esta ferramenta para pesquisar quais as palavras que são mais valiosas para sua loja.

Ter um sistema de busca efetivo pode ser também uma forma de investimento, afinal o resultado orgânico de busca é gratuito. Se bem utilizado pelo usuário, pode trazer bons lucros para a empresa. Utilizar uma linguagem direta, evitando clichês como “clique aqui” pode contribuir e muito a satisfação do usuário – o principal alvo do e-commerce.

Outra etapa do SEO em e-commerce é justamente a do planejamento da loja, que começa na estrutura dos departamentos, que sempre que possível, trabalham como um “caminho” para a palavra-chave principal da página de detalhe de produtos. É preciso estabelecer um padrão de redação das descrições, regras para estrutura de URLs, a nomenclatura das fotos de produtos e estratégia de Link Building também precisam ser levadas em consideração.

Conteúdo relevante também faz toda a diferença. É fundamental utilizar descrições diferentes, mesmo que os produtos sejam parecidos, caso contrário o Google entenderá que uma página é cópia da outra e penalizará o site, tornando-o mais difícil de encontrar na busca. Apesar de trabalhoso, o projeto de SEO para e-commerce traz resultados muito produtivos para a loja virtual. Um bom posicionamento natural dá credibilidade e visibilidade ao e-commerce.

SEM (Search engine Marketing) no E-Commerce

O SEM é uma estratégia de marketing na internet que vem sendo amplamente utilizada por e-commerce. Através de publicidade paga (links patrocinados por exemplo), esses sites desejam se destacar dos diversos concorrentes, para isso precisam aumentar significativamente a visibilidade nas páginas de busca. O sucesso é fato quase concreto – empresas nas primeiras colocações levam vantagem na escolha do consumidor.

As técnicas de SEM são aplicadas para garantir um bom posicionamento nos resultados das buscas para as palavras-chave mais utilizadas em cada segmento. O objetivo é não só os resultados naturais de busca, mas todas as formas de exibição que os mecanismos possam oferecer.

Altamente personalizados, os recursos permitem que o anúncio alcance alta audiência e impacte o usuário no momento apropriado. Quanto melhor o índice de qualidade das palavras-chave escolhidas, menor será o custo por clique e mais barato sairá o anúncio. Por isso, vale a pena investir no SEM para valorizar cada centavo gasto nas propagandas.

Ainda como recurso auxiliar para a estratégia de marketing do comércio eletrônico, o Google fornece o Google Analytics, um serviço gratuito que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes da sua loja. Bastante simples, porém completa, a ferramenta oferece informações como número de visitas, número de páginas vistas, origem de fontes de tráfego, origem geográfica dos visitantes, uma análise entre visitantes novos e antigos, além de um funil de conversão para o lojista encontrar falhas e avaliar o desempenho da loja.

Em tempo real, o Analytics torna fácil para os profissionais de e-commerce analisarem como os consumidores interagem com sua plataforma, para identificarem quais partes do e-commerce apresentam melhor desempenho e quais precisam de aprimoramento.

 

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By | 2015-05-14T12:24:51+00:00 maio 14th, 2015|SEO|0 Comments

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