Os processos que você deve seguir em SEO

Os processos de SEO são determinados por seis fases gerais, e são elas:

  • Pesquisa;
  • Planejamento e Estratégia;
  • Implementação;
  • Monitoramento
  • Avaliação e Reavaliação;
  • Manutenção.

Fase de pesquisa

lupaConsiderada a primeira fase e uma das mais importantes no processo de otimização de sites (SEO), a fase de pesquisa consiste em quatro subfases que são listadas na ordem a seguir:

  • Pesquisa de negócios;
  • Análise da concorrência;
  • Avaliação do estado atual;
  • Pesquisa de palavras-chave.

Pesquisa de Negócios

Antes de qualquer coisa, é necessário aprender o que diz respeito ao nicho de mercado que será analisado. Nessa fase alguns questionamentos devem ser respondidos tais como, Qual a diferença entre o meu site e o site do meu concorrente?  O que eu tenho de melhor para oferecer? (Qual é o meu ponto forte?).

Ao decorrer das respostas para as perguntas acima, vão surgir inúmeras outras perguntas, que também devem ser analisadas e respondidas quando se trata do marketing online. Quanto você entende de SEO e PPC? Quais são suas expectativas gerais? Como você mede o sucesso? O que você entende por fracasso?

Quanto mais conhecimento sobre o negócio melhor, encontrar respostas para as perguntas dará a você uma imagem clara e objetiva do que você tem no inicio, e assim mais focados serão seus esforços.

Análise da concorrência

Quando se conhece o tipo de negócio, o segundo passo é “espiar o vizinho”, ou seja, nada mais do que analisar a sua concorrência. Assim que atingir o seu objetivo, você também será observado, analisado minuciosamente e rastreado pela sua concorrência ou pelos analistas de SEO que as compõem.

Entenda como a concorrência chegou lá, o que foi feito? Qual a estratégia que usaram? Porque estão ali?

Descubra também que está vinculado ao concorrente, veja quantas páginas o website está indexado no Google e nas outras SERP’S, investigue as palavras chave, estime o trafego, por fim quanto mais você souber sobre o seu concorrente melhor e melhor você se conhecerá.

Avaliação do estado atual

Este processo é conhecido como o laboratório do site, idêntico a análise da concorrência, só que agora é a hora de explorar o seu site, é nada mais nada menos do que a hora de analisar o seu site. Primeiramente analise seu ranque atual caso haja, comece a verificar e fazer um pequeno trabalho de On-Page, verifique títulos, descrições, estrutura de links internos, se o site contem algum tipo de Black Hat, conteúdo duplicado e outros fatores que podem ser prejudiciais para o trabalho de otimização de sites.

Pesquisa de palavras-chave

Quarto e ultimo tópico da fase de pesquisa, é hora de pensar em conversão. Para alguns a conversão é a venda de um produto, para outros, visitantes que se cadastram no site. A Pesquisa de palavras-chave não é apenas no texto do site, também tem que ser levada em conta o nome do domínio, os links,títulos, links externos. A questão aqui é quais as palavras-chave você vai adotar como meta as mais amplas ou só as que se referem ao nicho de mercado?

Fase de Planejamento e estratégia

O seu plano de SEO será constituído por diversas estratégias, citarei aqui algumas delas que seguem como sugestão a serem seguidas.

 planejamento

Estratégia de conteúdo

O conteúdo tem que ser pensado como o grande pote de ouro, ou seja, aqui é planejado, como o conteúdo estará disponível ao usuário final. Também deve ser levado em conta se o site vai conter algum tipo de testemunho (depoimentos), noticias, blog, arquivos de mídia. Considere aqui que o conteúdo tem que ser único e de qualidade, e lembre-se ele será rastreado e indexado pelos crawlers.

Construção de Links(Link Building)

Você já ouviu falar de Link Building? Pois é um dos pilares do SEO a construção de links é crucial. Cadastro em diretórios pagos ou gratuitos, redes sociais, comentários em blogs(cuidado com o spam), matérias ou publicações, você terá que ter links sólidos, conteúdo de baixa qualidade linkando para o site não te dará nada mais do que trabalho e retrabalho, enquanto conteúdo de qualidade pode gerar mais links. Lembre-se que no SEO, não se deve apenas apoiar em uma determinada técnica.

Estratégia de Redes sociais

Divulgue seu conteúdo, de informação a quem procura sobre seu produto, explore com moderação as redes sociais, essa é estratégia deve ser levada como um complemento do Link Building. Use as redes sociais para abordar seus clientes.

Estratégia Técnica

imagem-codigo-em-phpChegou a hora de ir a fundo quanto a sua ferramenta de trabalho, use uma plataforma ou desenvolva uma pensando exatamente como você vai dispor o conteúdo para o seu cliente/usuário.

É hora de pensar em reescrever as URLS, canonizar as páginas, verificar se o site contem algum tipo de erro.

Após isso pense qual a plataforma será adotada para construir o site? É um site personalizado? Ele comporta recursos para um SEO correto? Tem suporte aos principais navegadores? O tempo de carregamento está muito lento? O Servidor atende as minhas necessidades?

Todos os quesitos tem que ser analisados, para um SEO bem elaborado a parte técnica, tem grande influência se algumas dessas citações não estão de acordo no seu sistema, pare e pense, chegou a hora de ajustar ou mudar algo.

Fase de Implementação

Após passar todas as fases anteriores e ser aprovado, é a hora da implementação.

Aqui nada mais é que o planejamento e estratégia, sendo colocado em prática, é a hora da otimização interna e otimização externa.

Otimização Interna

A otimização interna nada mais é que o On-Page, verificar títulos, meta descriptions, links de texto ancora. Envolve também a escolha do domínio, um design ou um redesenho do site, pequenos ou grandes ajustes. Consiste em nada mais nada menos que arrumar a casa.

Otimização externa

Tão importante quanto a otimização interna, o centro da otimização externa é a construção de links. Cada link apontado para seu site pode ser visto como uma espécie de voto, quanto mais links de qualidade houver, mais popular seu site será.

Fase de monitoramento

A fase de monitoramento é exatamente como nome diz: “chegou a hora de monitorar”, é hora de verificar referências de sites, ranques nas SERPS e trafego do site.

Referencias de sites

Consiste em monitorar quais as estratégias de Link Building estão funcionando, com o passar do tempo é hora de mensurar se está ou não surtindo efeito determinado esforço para construção de um link em especifico.

Ranques nos Google e nas outras SERP’S

Sem um bom ranque não haverá tráfego. Sem tráfego não há conversão, mas não se desespere, os ranques sofrem alterações gradativamente, a dica é focar nas páginas mais importantes.

Tráfego do site

Um bom indicador de visibilidade do seu site. Quando o tráfego do site aumenta é sempre uma “boa noticia”. Caso ele não aumente verifique se o site não contem nenhum problema de desempenho.

Fase de avaliação e reavaliação

É hora do checklist, verificar o que foi feito, o que está surtindo efeito, o que tem que ser melhorado ou investido. Essa fase utiliza dados da fase de monitoramento para saber se as metas foram atingidas ou não. As metas de SEO podem ser definidas em períodos de 30 dias, 90 dias, 180 dias ou até 360 dias.

A fase de avaliação serve unicamente para ver se está tudo de acordo conforme foi determinado no plano de SEO.Podem surgir problemas, problemas menores podem ser enfrentados na fase de manutenção, já problemas maiores podem até ser retornada a fase de pesquisa.

Fase de manutenção

Com o trabalho de SEO pronto, a fase de implementação pronta, o trabalho de manutenção corrige os problemas de pequeno ou grande porte, descobertos na fase de avaliação e reavaliação caso tenham sido encontrados. A fase de manutenção é parecido com a fase de implementação.

 

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By | 2013-03-22T17:05:34+00:00 março 22nd, 2013|SEO|2 Comments

2 Comments

  1. Rogerio 28/03/2013 at 10:52 - Reply

    Muito bacana o conteúdo.
    Parabéns!

    • level9 31/07/2013 at 10:50 - Reply

      Obrigado Rogério.

      Continue nos acompanhando.

      um abraço !

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