SEO e a Usabilidade do seu Website

O SEO e a usabilidade do site são primordiais em muitos aspectos. Para que um website seja atrativo (funcione), ele precisa se adequar as regras básicas de usabilidade.

Segundo a Wikipédia a definição de usabilidade é:

A usabilidade na Web é uma abordagem que visa facilitar o uso de sites pelo usuário final, sem demandar dela ou dele que passe por qualquer treinamento especializado. O usuário deve poder relacionar de modo intuitivo as ações que ele quer realizar na página web com outras interações que ele encontra na vida normal de um domínio, e, o apertar de um botão que leva a uma ação.

Uma boa usabilidade em um website leva a uma melhor classificação nos mecanismos de busca. Alguns autores já escreveram livros sobre usabilidade, e todo dono de um site deveria ler um deles.

Como a Usabilidade completa o SEO e vice versa.

SEOProdução de conteúdo único e de qualidade. Cada página deve tornar-se relevante quanto o objetivo do negócio, ou seja, exponha os produtos em destaque, ou serviços mostre os valores do site. Na página inicial, deve conter os links mais importantes. Forneça ao usuário páginas que podem o auxiliar, como as de FAQ, Chat Online, formulário de contato e tudo que o satisfaça o usuário quanto a duvidas e informações. Garanta que o usuário vá direto ao ponto, que ele encontre o que busca com eficácia e rapidez. Obtenha feedbacks sobre qualquer problema do seu site. Descubra porque o usuário abandonou seu site (detecte problemas).

Vinculação ou Links

Crie uma interface fácil, com simplicidade e lógica que tenha foco na obtenção das informações corretas e com rapidez. O texto âncora deve ser de tamanho razoável, e ser parecido, ou exatamente igual o que contém na tag <title> da página de destino.

Crie apenas links necessários, facilite o caminho para que o usuário alcance uma página, ainda mais se ela for uma página de maior importância. Auxilie a navegação do usuário, crie links de navegação em todas as páginas e posicione os links de forma planejada, utilize Breadcrumbs.

Nos links de navegação ou Breadcrumbs, utilize links de texto simples com um texto âncora rico em palavras-chave, caso esse link seja uma imagem, forneça alternativa do texto ALT para todas as imagens.

Lembre-se que o logotipo deve sempre linkar para página inicial.

Conheça a sua demografia.

Cada site é direcionado para uma espécie de publico. Demografia é um termo utilizado em marketing onde se descreve:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Estado conjugal;
  • Orientação religiosa;
  • Tamanho da família;
  • Educação;
  • Localização geográfica;
  • Entre outras;

O Google Adwords, o Facebook Ads e o Yahoo Search Marketing, utilizam as opções de demografia para direcionar especificamente a sua publicidade paga. Do mesmo jeito o site deve ter como alvo uma população específica. Conhece o público-alvo, pode ajudar nas tomadas de decisões sobre usabilidade como menu dinâmicos, tamanho de fonte, tipografia da fonte e outros aspectos similares.

Compatibilidade com navegadores

navegadores chrome, firefox, saafari, internet explorerO projeto do site deve atender a demanda de todos os navegadores, o Internet Explorer ainda garante a maior fatia do mercado , quando se fala em usuários, seguido pelo Google Chrome , Firefox e Safari. O procedimento de teste em todos os navegadores garante uma melhor usabilidade e também o atendimento à demanda de todos os visitantes.

O ideal é que o site apareça de forma elegante em todos os browsers, caso ele possua uma resolução especifica e fora dos padrões especifique!

Valide seu HTML, tenham em mente que a maior parte dos navegadores aceita diversas versões do HTML, um HTML inválido pode causar alguns danos até mesmo na indexação do site.

Não altere as operações dos navegadores, não desabilite o botão direito do mouse, o botão de voltar, não deixe os links obscuros e não utilize barras de rolagem personalizadas ou influencie no seu comportamento.

 

Crie Layout SIMPLES

Crie paginação, evite páginas enormes, quebre ela em páginas menores. Mantenha um layout simples, não polua o site, o deixe o mais simples e intuitivo possível. Use com moderação menus em cascata e alguns conteúdos dinâmicos.

Diga não a poluição visual, use com moderação elementos como imagens, widgets e vídeos. Deixe cada página “limpa” e de forma que seja identificado facilmente o seu propósito.

Coloque as informações mais importantes no topo, páginas muito grandes dificilmente são lidas até o seu fim, conteúdo extenso verticalmente incomoda de certa forma o leitor.

 

Use formatação de página inteligente

Uma boa recomendação é para que se usem parágrafos menores e com a grafia das letras em maiúsculo e minúsculo. Use negrito, letras maiúsculas e diferentes variações de cores nos textos para dar uma melhor ênfase.

Utilize estrategicamente os marcadores, cabeçalhos (H1) e subcabeçalhos (H2,H3…) para as informações ficarem claras e organizadas. O uso dessas opções traz benefícios quando se está usando técnicas de SEO. Para ter mais clareza e uma boa aparência na sua página web, empregue os alinhamentos e espaçamento de bordas. Use sempre cores seguras, tenha em mente sempre cores de alto contraste para fácil leitura, as cores têm que ser empregadas com consistência, mantenha distancia da imagem de fundo.

Criando formulários HTML inteligentes

Crie formulários que memorize os dados, caso o usuário volte à mesma página após ser submetido. Este quesito é importante em formulários que contenham busca, que devem estar presentes em todas as páginas. Os formulários HTML devem permitir  o envio tanto pelo botão Enviar, quanto pressionando a tecla Enter, devem ser intuitivos usando nomenclatura clara de cada campo presente.

Otimize seu site em nome da velocidade

Infelizmente ainda não é todo mundo que conta com uma internet de alta velocidade e ninguém é paciente o bastante para ficar esperando segundos a mais. Não utilize páginas de abertura em Flash, comprima os arquivos de mídia para que seja aberto mais rápido e apenas os use quando for realmente necessário. Utilize as fotos em thumb para abrir imagens maiores, reduza os espaços do HTML, comprima seu CSS e por fim utilize a compressão que seu servidor disponibiliza para as transmissões de servidor HTML.

Teste sua usabilidade

E mais uma vez testes. Testar a usabilidade do site em diversos navegadores, se possível em conexões mais lentas, use um grupo de pessoas para realizar os testes. Certifique–se que tudo está em perfeita harmonia e pronto para ser implantado, se tem algo errado corrija e teste novamente.

Ouça as mais diversas opiniões, anote pontos críticos, procure sempre melhorar o desempenho e usabilidade.

curtir fan page

By | 2013-04-05T15:26:50+00:00 abril 5th, 2013|SEO|0 Comments

Leave A Comment